Trator D11 já é operado de forma remota na Hydro Paragominas

Quando o projeto estiver completamente operacional, será possível que uma mesma pessoa opere até três equipamentos simultaneamente

Por Conexão Mineral 19/06/2023 - 20:16 hs
Foto: Hydro
Trator D11 já é operado de forma remota na Hydro Paragominas
A operação remota, além de mais segura, também incrementa a performance

O trator de esteira D11 é um dos maiores do mundo. Ele é utilizado principalmente para movimentar grandes quantidades de material a curtas distâncias em locais fechados. Ele costuma ser encontrado, por exemplo, na mineração. Operar o equipamento que pesa mais de 100 toneladas não é uma tarefa simples, mas os avanços tecnológicos permitem cada vez mais encontrar soluções para tornar esse trabalho muito mais acessível.

Na Hydro Paragominas, operar o trator D11 de forma remota já é uma realidade, inclusive uma das primeiras experiências do tipo em uma mina de bauxita no mundo. E quem está nessa função atualmente é a operadora de equipamentos Ana Caroline Fonseca: “Normalmente, operar um trator acarreta questões como trepidez, além de ser em um ambiente isolado, então é necessário transporte até mesmo para ir ao banheiro, por exemplo. Agora, eu estou dentro do prédio administrativo operando um equipamento a quilômetros de distância”.

Dentro da cabine de operação remota, Ana consegue ter uma visão 360 do local onde o trator está operando e acompanhar todos os detalhes. Ela passou por um treinamento com simulador e no momento está executando atividades teste. “Quando o projeto estiver completamente operacional, será possível que uma mesma pessoa opere até três equipamentos simultaneamente, com toda a segurança”, explica o gerente da Operação de Mina na Hydro Paragominas, Edil Pimentel.

Para a fase de implantação, o time da trabalhou na estruturação da rede de dados necessária para operacionalizar o projeto. Além disso, os operadores que trabalharão na cabine receberão uma série de treinamentos. “A cabine remota está em linha com a política de diversidade da Hydro e de investir em um ambiente mais acolhedor para nossas equipes: o trabalho fica muito mais confortável para todos os operadores e operadoras, podendo incluir ainda mais mulheres na operação dos tratores e pessoas com deficiência que também poderão atuar nesta atividade. Além de estimular a inovação de uma maneira geral por meio da interação das equipes com tecnologias de ponta”, comenta Edil.

A operação remota também incrementa a performance, garantindo aumento de produtividade, redução da exposição dos trabalhadores a riscos operacionais e qualidade de vida para quem opera, diminuindo o tempo de deslocamento para as áreas de movimentação de materiais onde o trator fica. “O nosso cuidado continua o mesmo: a área está toda sinalizada; temos que nos comunicar por rádio sobre a movimentação e as câmeras e o sistema de som ajuda muito”, comenta Ana Caroline.

"Hoje, nós já temos todos os recursos necessários para fazer a conexão à distância e isso faz parte da implementação. Estamos mobilizando novos recursos para que a cabine tenha a redundância de rede necessária para operarmos definitivamente com este recurso em breve”, conclui Edil Pimentel.